Importar do eFatura

1. Entre no eFatura e no menu "Faturas" escolha a opção "Verificar faturas"

2. O resultado será semelhante ao da imagem abaixo:

3. Selecione todos os movimentos a importar do eFatura (escolha a opção para mostrar 50 movimentos para poder copiar mais movimentos de uma vez só)

4. No Boonzi, posicione-se nas "Transações" e clique no ícone do canto superior direito "Importar" para iniciar o assistente de importação.

5. Mantenha a seleção da primeira opção ("Copy" do seu...) e clique em "Avançar".

6. Escolha a conta para onde importar se tiver mais do que uma, caso contrário clique logo no botão "Importar".

7. No ecrã seguinte escolha a opção "Ignorar" para todas as colunas excepto para aquelas que estão marcadas a vermelho fazendo-as corresponder às opções mostradas na figura abaixo e clique em "Avançar":

8. Escolha a categoria para cada um dos movimentos que vai importar conforme o exemplo mostrado abaixo (com o tempo o Boonzi vai conseguir categorizar quase todos os movimentos de forma automática; veja como nas dicas sobre inteligência artificial mais abaixo). Quando terminar clique no botão "Gravar".

9. A imagem abaixo mostra um exemplo do resultado da importação.

10. E pronto, já pode consultar os resultados na "Visão geral" do mês ou meses importados.

Inteligência Artificial

Para que o Boonzi aprenda a classificar as despesas e a identificar as entidades a partir da cópia do eFatura recomendamos o seguinte:

  • Na opção Configuração|Entidades, criar entidades usando como base a coluna Comerciante do eFatura (usando só o nome da entidade)
  • Ao criar a entidade preencher o campo Descritivos do banco igual ao campo Comerciante do eFatura (veja exemplo na imagem abaixo)

Da primeira vez que efetuar a cópia vai ter que classificar manualmente a categoria para cada despesa, mas com o tempo o Boonzi irá acertar nas categorias e efetuar essa classificação por si pelo que na maior parte dos casos apenas terá que conferir e confirmar a classificação efetuada pelo Boonzi.

Criar entidades e adicionar descritivos para potenciar inteligência do Boonzi na atribuição de entidades e categorias aos movimentos.